Duas micro curiosidades “reveladas” na série “The Crown”

Na terceira temporada de The Crown, já no primeiro episódio, uma cena (31’02”) pode ter passado despercebida enquanto Antony, casado com a Princesa Margareth, revelava fotos em seu estúdio. 

A menininha mostrando dois dedos para as lentes do talentoso fotógrafo estava longe de apontar a sua idade. Provavelmente a ingenuidade do espectador ou mesmo por desconhecer tal curiosidade que vos apresento agora, pode tê-los levado a crer nisso. Contudo, o gesto da garota, no Reino Unido, é considerado obsceno e seria equivalente ao nosso dedo do meio levantado. Repare como “Tony” reage com um semblante de surpresa ao revelar o retrato. 

Foto: Reprodução/Netflix

Yeah! Por aqui, quando você aponta os dedos em sinal de V com a palma apontada para dentro, o que seria chamado de Backwards V, quer dizer que você está insultando a outra pessoa para quem você aponta os dedos. 

Não se preocupe, pois o sinal de V com as palmas para fora continua permitido e traduzido como “vitória” ou “paz e amor”. Pode mantê-lo nas fotos durante sua viagem. 🙂 

Explicação: existe até mesmo um livro com teorias levantadas a respeito do gesto, no entanto, não se tem conclusão sobre a veracidade dos fatos. Ainda assim, a história que mais circula na Grã Bretanha a respeito da origem do Backwards V é que o gesto tenha sido criado por soldados que lutaram na Batalha de Azincourt (em inglês Agincourt), durante a Guerra dos 100 anos. 

E há mais de uma versão da mesma lenda. Uma delas afirma que os arqueiros britânicos eram ameaçados por soldados franceses de terem seus dois dedos cortados e, com isso eles mostravam o dedo em V, com a palma para dentro, em sinal de intimidação.  A outra é que arqueiros britânicos capturados pelos franceses tinham, de fato, seus dois dedos – o indicador e o do meio – cortados para que nunca mais conseguissem usar um arco e, com isso, eles eram zombados pela tropa inimiga mostrando o Backwards V. E ainda existe uma versão, que eu particularmente acho ser a mais fraca e sem sentido, que diante das ameaças dos franceses em cortar os dedos dos britânicos, os soldados ingleses mostravam seus dois dedos intactos para zombar dos franceses que foram feitos prisioneiros.

Foto: Reprodução/Netflix

Bom, e já que estamos falando sobre as fotos reveladas por Antony Charles Robert Armstrong-Jones no primeiro episódio da série, terceira temporada, vamos para mais uma breve curiosidade. Uma outra foto me chamou a atenção neste momento em que as imagens revelam o clima hostil do povo britânico pela insatisfação com o partido conservador e, consequentemente com a realeza. Esta outra imagem é aquela em que os dizeres “Eat The Rich” aparece pichado no que parece ser uma passarela. A frase seria uma abreviação de um ditado atribuído a Jean-Jacques Rousseau que seria mais ou menos assim: Quando o povo não tiver mais nada para comer, deve comer o rico.”  

Aqui me despeço sem me estender para lhes dar um momento de reflexão sobre esta última passagem. So,  “When the people shall have nothing more to eat, they will eat the rich”. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *