Ser membro de alguma associação que cuida de atrações turísticas e históricas é uma das vantagens de viver no Reino Unido. Por aqui existem formas mais econômicas e práticas de explorar vários cantos desse reino e sim, tem para todos os gostos. O valor por adulto pode sair a partir de £59 dentre as opções que eu vou te apresentar.
Na maioria das vezes para se tornar membro de uma organização desse tipo você precisa provar residência em UK e fazer um contrato de um ano, ainda que você possa pagar parcelado. Geralmente, uma visita a três ou quatro propriedades já compensa o valor investido. Portanto, se você pretende ir mais que isso, certamente compensa.
Vamos fazer esse cálculo juntos aqui rapidinho? Vou usar o National Trust como exemplo, mas você pode repetir levando em conta o número de membros na sua casa e com outros cartões. Relativamente próximo a Cambridge temos algumas opções como Anglesey Abbey, Wimpole Estate, Ickworth e Blickling Estate nesta associação.
Nota-se facilmente que se visitarmos um local a cada final de semana durante um mês, o valor do cartão estará pago e, além de você ter mais centenas de outros locais para visitar gratuitamente, você vai estar ajudando a preservar os patrimônios históricos e naturais do país.
Abaixo eu vou apresentar alguns desses cartões e explicar um pouco mais como funciona:
NATIONAL TRUST
Este foi o primeiro cartão que fizemos, afinal, ele é o maior em número de membros no Reino Unido. Se trata de um Fundo Nacional para Locais de Interesse Histórico ou Beleza Natural. Há, inclusive, alguns pontos que são preservados por esta associação que são de acesso gratuito: como a Arlington Road, em Cotswold, algumas praias e pântanos; também é conhecida por sua proteção de paisagens selvagens, como no Lake District e Peak District. Além de mais de 300 grandes propriedades de famílias nobres, o National Trust também adquiriu casas menores, cujo significado não é arquitetônico, mas são de interesse público por estarem associadas a pessoas famosas, como as casas de infância de Paul McCartney e John Lennon.
O National Trust possui mais de 500 casas históricas, castelos, monumentos arqueológicos e industriais, jardins, parques e reservas naturais para visitação na Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte. Na Escócia, existe um National Trust exclusivo para este país. Para se associar você precisa de um plano separado e independente.
Valores anuais: Entre £76.8 (adulto individual) e £133.8 (família) – Há opções individuais também para criança e adolescente. É possível visitas escolares.
Mais informações: https://www.nationaltrust.org.uk/
HISTORIC HOUSES
É uma organização sem fins lucrativos que representa mais de 1.650 casas de campo históricas , castelos e jardins de propriedade privada em todo o Reino Unido (sim, inclui Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte), sendo que cerca de 320 dessas propriedades, associados tem “free entrance”ou seja, não pagam nada além do valor anual para entrar, visitar acervos e ter um momento de lazer nessas dependências.
É possível agendamento de visitas escolares e, muitas delas são locadas para filmes, casamentos e eventos, ou como estadias memoráveis, atraindo entre eles 14 milhões de visitantes por ano.
Harry Potter, Garfield, Alice no País das Maravilhas, Batman, Bridgerton, Outlander são alguns destes filmes e séries famosas gravadas nestas casas. Além das duas propriedades privadas da rainha Elizabeth II, a Sandringham House, na Inglaterra e o Balmoral Castle, na Escócia. Ambos com entradas gratuitas para membros.
Valores anuais: £59 (adulto individual) | £94 (casal) | £121 (casal + 1 filho) – £27 por pessoa adicional a partir de um casal.
Mais informações: https://www.historichouses.org/
ENGLISH HERITAGE
O English Heritage é responsável por manter mais de 400 propriedades históricas inglesas, como locais pré-históricos, castelos medievais, fortes romanos e casas de campo. Segundo a própria instituição, eles “dão vida à história da Inglaterra para mais de 10 milhões de pessoas por ano”. Este é o único dos três que ainda não nos associamos. Mas provavelmente será o próximo.
Dentre as propriedades mais populares sob responsabilidade do English Heritage estão: Stonehenge, Dover Castle, Tintagel Castle, boa parte da Muralha de Adriano e as ruínas góticas da Abadia de Whitby.
Além disso, o English Heritage também administra o esquema ” London Blue Plaque”, que liga figuras históricas influentes a edifícios específicos. Se você nunca viu uma dessas placas azuis por Londres, passe a reparar e consumir essa informação histórica. O órgão recebe, anualmente, pelo menos cem sugestões para novas placas na capital, sendo que uma em cada três (um terço) propostas é aceita.
No site você pode checar todos os locais disponíveis para visitação gratuita, além de eventos que reproduzem a história. Alguns também dão o benefício de estacionamento gratuito. Também no endereço eletrônico você encontra todo tipo de informação oficial que você precisa saber sobre aquele determinado lugar que deseja visitar.
Valores anuais: Entre £66 (adulto individual) e £115 (casal e até 12 filhos) – Há opções individuais também para criança e adolescente.
Mais informações: https://www.english-heritage.org.uk/